Hospedagem para turista ficará 21% mais barata na Argentina

Boa notícia para quem está planejando uma viagem à Argentina! O presidente Mauricio Macri assinou ontem (27/09) um decreto que isenta visitantes estrangeiros de pagarem o imposto sobre consumo (IVA) em hotéis. A medida deve entrar em vigor ainda neste ano e reduzirá o gasto dos visitantes com hospedagem. A isenção já vale para compras no país desde 2001.

Com a medida, a hospedagem ficará 21% mais barata no país quando for paga com cartão de crédito – compensando, para os brasileiros, a alíquota do IOF, de 6,38%. A devolução será feita automaticamente no caso de pagamentos com cartões de crédito ou débito. Para aproveitar, bastará você escolher seu hotel no site que preferir, como o Booking e fazer o pagamento com o cartão.

Segundo Macri,  a iniciativa pretende “criar novos empregos, aumentar o número de visitantes estrangeiros e aumentar seus gastos no país, bem como o cuidados com o meio ambiente”. A expectativa do governo é que a medida atraia até 120 mil turistas a mais por ano, com gasto estimado de US$ 90 milhões.

A medida tenta dar competitividade ao turismo argentino, que registrou uma queda de 4% no número de viajantes internacionais nos seis primeiros meses deste ano na comparação com o mesmo período de 2015. Os brasileiros que chegam ao país por via aérea, que em 2015 representaram 17% do total, diminuíram sua presença em uma média mensal de 23% nos sete primeiros meses deste ano.

Outros países como Chile, Uruguai, Peru, Equador e Colômbia já dão isenção no imposto de hospedagem.

A medida é muito boa, mas bem que o presidente argentina poderia dar um jeito de baixar as taxas de embarque dos aeroportos do país! Certamente atrairia muito mais turistas!

Com informações dos jornais La Nacion e Folha de S. Paulo

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s