O que os Portenhos comem??

Um resumo dos alimentos mais populares na Argentina, de acordo com a leitura de uma porrada de cardápios de restaurantes portenhos:

ASADO: carne, carne, carne. O que vem ao largo da parrilla. Lotes de vísceras – timos, salsicha de sangue, intestinos, rins, fígado. Provoleta para alguns bens de queijo.

Bife de Chorizo: Buenos Aires é conhecida por muitos motivos, e com certeza a qualidade da sua carne (e principalmente a sua fama) pode ser um deles. Com um sabor e maciez difícil de confundir e discutir, o Bife de Chorizo é aquele prato típico que todos os turistas já ouviram falar e gostariam de degustar. Só é bem importante pedir ao garçom a carne no ponto desejado: se não é bem provável que o bife possa chegar mal passado na mesa (o que nem sempre é do gosto de todos os comensais). E sim, as tradicionais batatas fritas sempre acompanham!

10651173124_9d7cafec75_o

Choripán; O choripán argentino como o nome sugere é uma salsicha recheada em um pão. Poderíamos definir assim tão simples, mas tem o seu um. O líder chouriço, é uma salsicha que chamamos criollo, não a salsicha com paprika, secas ou defumadas. O pão usado é tipicamente pão francês embora em alguns lugares ele é servido com o pão cachorro- quente. E, claro, o molho chimichurri temperado com molho crioulo da um toque especial.

choripan

Milanesa; O prato mais pedido em qualquer restaurante de Buenos Aires. Feita geralmente de coxão mole ou patinho, pode ser servida simples ou “a la Napolitana” (versão portenha do Bife à Parmegiana). O acompanhamento que nunca falta são as batatas fritas, mas também podem vir junto com puré de batatas. Um clássico da gastronomia portenha.

MILANESA

 

Empanadas; Desta vez, a culpa foi da colonização espanhola que trouxe junto a receita das antigas empanadas (que provavelmente conheceram sua origem nos distantes países árabes). Muito parecidas com os pastéis brasileiros, as empanadas podem ser fritas ou assadas no forno e com diferentes e tentadores recheios (carne, queijo e presunto, queijo e cebola, frango, espinafre, milho com molho branco, etc.). Parceira da pizza a qualquer instante ou então em casa junto com a família e amigo.

EMPANADA

Pastas; A escolha certa de todos os domingos ao meio dia. Produto da influência dos imigrantes italianos que chegaram à Buenos Aires no final do século 19, as pastas (como são chamadas na Argentina) estão presentes no cardápio de todos os restaurantes e lares da cidade. Com uma ampla variedade de massas e molhos, é sem duvida uma das comidas típicas argentinas mais apreciadas e consumidas.

pasta

 

Sanduíches de miga; Outra tentação das padarias, os Sandwiches de Miga são feitos somente com o miolo do pão de forma, sem as bordas, e cortado em finas fatias. Podem ser simples (presunto e queijo, os mais populares) ou triplos: maiores e com recheios mais sofisticados. Nenhuma festa é festa em Buenos Aires se não houver sanduíches de miga. No Brasil é possível achá-los em diferentes lojas especializadas de São Paulo e Rio de Janeiro.

miga-1024x768

 

Fritas papas; Tradicional em quase todas refeições,pode ser feita também  com ervas, temperos, alho e parmesão, a possibilidade de ficarem maravilhosas, alcança quase todas as probabilidades positivas dessa vida!

batata frita

Picada carnes queijo prato; São entradas principais nas mesas portenhas.

PICADA

Panchos & patys;  Encontrado nas ruas de toda Buenos Aires. Salsicha com varios tipos de Molho e batata palha, só.

pancho

Medialunas e facturas; As padarias e confeitarias de Buenos Aires oferecem uma variedade de salgados e doces que podem deixar qualquer um com água na boca. Mas provavelmente sejam as medialunas (bem semelhantes aos croissants conhecidos no Brasil) o seu principal destaque. Doces, salgadas ou até recheadas, acompanham o tradicional café da manha portenho: um café com leite com duas ou três medialunas é uma pedida de lei. Mas também estão presentes em qualquer rodada de mate (chimarrão) na casa de todas as famílias.

Medialuna

Dulce de leche: Chocotorta, Flan Mixto, Alfajores, Helado;Onde o tradicional Dulce de leche (doce de leite em português) se originou é sempre motivo de disputa no Río de la Plata: enquanto os argentinos provam e comprovam o seu descobrimento, os uruguaios também reclamam a sua autoria. Seja como for, o Dulce de leche é um produto bem característico entre os portenhos com um sabor e consistência irresistíveis e de reconhecida qualidade.

Helado é o famoso sorvete onde durante todo o ano é possivel tomar. Se eu estou tentando ser super argentina, eu vou pedir dulce de leche, e só dulce de leche. Se eu estou me sentindo um pouco mais aventureiro, o meu top go-to sabores são chocolate suizo o amargo, marroc, frutos del bosque, e talvez para o wild card, dulce de leche con brownie.

Helados

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s